Se hoje fosse seu último dia na Terra, do que sentiria saudades? Quando sua vida passasse diante dos seus olhos, que partes aqueceriam seu coração, trariam lágrimas de emoção aos seus olhos?
Será que seria a lembrança do seu carro com câmbio automático? Ou do celular de última geração que você parcelou em mil vezes? Ou do seu, guarda-roupas cheios de peças da moda?
Todos sabemos que não. O que realmente importa não pode ser guardado em uma garagem, bolso ou armário – apenas no lado esquerdo do peito.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre a importância dos bens materiais e, principalmente, das experiências, além de separarmos algumas das mais importantes para sua vida.
Então nos acompanhe nessa viagem ao destino mais importante de todos: nós mesmos.
O valor de um bem material
É claro que todos desejamos e compramos objetos dos mais variados. Estamos vivos, e desejamos as pequenas experiências do dia a dia, o conforto, os prazeres, as facilidades.
Porque é isso que os bens materiais nos fornecem: pequenas experiências. O sabor de um café gourmet, a imersão de uma TV de alta resolução, o sono revigorante de um colchão de qualidade.
São pequenos nadas que, somados, podem nos dar uma vida agradável. Não existe dúvida de que uma vida andando descalço deve ser muito menos confortável do que uma em que se tem sapatos.
Mas, uma vez que já se tem um ou dois pares de sapatos bons, será que realmente é necessário comprar outro? Quando seu celular faz tudo o que você precisa, realmente vale dispender milhares de reais em busca de alguns pixels extras nas fotos?
Muitas vezes compramos não porque precisamos, mas porque estamos tentando preencher um vazio. Até temos uma pequena alegria ao fazer aquele “upgrade” no nosso celular, mas a sensação se esvai em horas, sem deixar rastros.
Ademais, nosso coração precisa de experiências que não podem ser compradas com meros objetos, porque a estes falta algo essencial: significado.
O significado de uma experiência
O que significa estar vivo? Já parou para pensar?
Para muitos, significa aproveitar cada momento, cada oportunidade, cada chance de ser feliz. E o que nos faz felizes? O que nos traz alegria, satisfação, realização?
Não são os objetos que acumulamos, mas as pessoas que amamos e as experiências que vivemos. São essas as coisas que dão sentido à nossa existência, que nos fazem sentir que nossa vida valeu a pena.
3 das melhores experiências da vida
1 – Tempo com a família e amigos
Não há nada como passar um tempo de qualidade com quem nos ama e quem amamos. Seja em um almoço de domingo, em uma festa de aniversário, em uma viagem de férias ou em um simples telefonema.
São esses momentos que nos fazem sentir pertencentes, acolhidos de verdade e valorizados por quem somos. Nessas horas, contamos nossas histórias; revelamos nossos sonhos, nossos medos; e, juntos, rimos com vontade.
Pergunte a um pai ou mãe sobre a emoção quando receberam seu neném nos braços pela primeira vez. Seu calorzinho junto ao peito, tão frágil e precioso. É sentir um oceano de amor brotando, te tomando por inteiro. Não há nenhuma coisa comprada que se compare, nem de longe.
A experiência de ser amado, e de amar, é maravilhosa: a mais importante de todas. Mesmo quando você está longe, essas memórias cheias de carinho te lembram que você é uma pessoa amada, querida e importante.
É com a força dessa experiência que conseguimos enfrentar todos os obstáculos e crescer.
2 – Contato com a natureza
Nossas vidas urbanas nos afastaram da nossa verdadeira casa: a natureza. Pegando horas de tráfego e trabalhando em frente a telas de computador, é fácil esquecer que, no fundo, somos todos filhos da Natureza.
Já diz a sabedoria antiga: “não há canto mais belo que o de um pássaro livre”. Mantenha qualquer animal enjaulado e verá como ele perde grande parte da sua vitalidade. Muitos deixam de se reproduzir e até param de comer.
Nós não somos tão diferentes quanto pensamos. A energia da natureza nos atravessa e revitaliza como nenhuma cartela de suplementos vitamínicos seria capaz.
A natureza nos inspira a sermos melhores, a cuidarmos de nós mesmos, dos outros e do planeta. A felicidade dos passarinhos se banhando alegremente no orvalho da manhã nos mostra uma vida de simplicidade que poderíamos estar vivendo, com mais gratidão, com mais amor.
Por isso, não deixe de buscar o contato com a natureza sempre que puder. Seja em uma caminhada no parque, em uma trilha na montanha, em um mergulho no mar ou em um piquenique no campo.
Esses são preciosos momentos que nos fazem sentir realmente vivos.
3 – Conhecer o mundo
Quão excitante pode ser uma aventura?
Você não se sente um pouco preso nessa rotina do dia a dia, trabalhar, pagar contas, estudar e resolver problemas? Esse ciclo pode soar sem propósito em pouco tempo, levando a um senso de vazio. A melhor solução: saia dele, mesmo que por alguns dias!
Sair de nossa bolha, ver aquilo que nunca vimos, amplia nossos horizontes. Há tanto para se ver e admirar neste planeta incrível. Há mais culturas e paisagens do que qualquer um de nós consegue imaginar.
Viajar é uma das melhores formas de sair da nossa zona de conforto. É uma forma inigualável de se conhecer mais sobre formas diferentes de se ver a vida, ao se expor a novas culturas e realidades. Não há nada mais enriquecedor para a alma.
Por fim, é o momento especial de sair da rotina. Viajando, você vive intensamente, aproveita cada momento como se fosse único, e coleciona memórias inesquecíveis.
Experiência x bem material: o que faz mais sentido?
A resposta parece óbvia: experiência.
Não são os objetos que nos trazem felicidade, mas as vivências que temos com eles. E quanto mais significativas forem essas vivências, mais felizes seremos.
Por isso, da próxima vez que você for comprar algo por impulso ou por status, pense bem: será que vale a pena? Será que esse objeto vai realmente te fazer feliz? Será que não seria melhor investir em uma experiência marcante?
Lembre-se: a vida é feita de momentos. E são esses momentos que vão ficar na sua memória. Então escolha bem como você quer viver a sua vida.
Escolha experiências. Escolha sentido. Escolha felicidade.
Viajar com pessoas especiais é inesquecível
Se viajar já é bom por si só, imagine viajar com quem você ama? Ter aventuras sozinho é certamente legal, mas acompanhado é simplesmente mágico.
Compartilhar as maravilhas do mundo com quem você admira permite que você veja o mundo pelos olhos delas, e elas pelos olhos do mundo.
Viajar com pessoas especiais é uma forma de fortalecer os laços afetivos, de criar lembranças comuns e de se divertir juntos. É uma forma de conhecer melhor o outro e a si mesmo.
Viajar com pessoas especiais é uma forma de ser feliz. E não é isso que todos buscamos?
Então que tal combinar duas ou três dessas experiências?
Em primeiro lugar, pense que, se ir com seus filhos à piscina do clube já te anima, imagina vocês juntos, nadando em uma das piscinas naturais mais lindas do mundo, em meio à mais verdejante natureza? Então, essa será uma experiência que elas nunca vão esquecer!
Se pretende pedir seu amor em namoro ou casamento, por que não fazê-lo em um dos mirantes mais lindos do mundo, afinal; nada melhor que um cenário deslumbrante para tornar o momento ainda mais especial, não é mesmo?
E o contato com a natureza encontra seu ápice no famoso Pantanal. Essa é a chance de passear de barco pelos campos alagáveis mais famosos do mundo, lar de uma diversidade impressionante de pássaros.
Tire fotos incríveis de revoadas de lindos pássaros selvagens, como a arara-azul, e outros animais exuberantes, como a onça-pintada. Assim você poderá mostrar aos seus amigos um pouco da experiência mágica que viveu.
Faça a sua viagem com o Rasta!
Viajar com guias profissionais é uma garantia a mais de que suas experiências serão todas positivas – afinal, você quer boas memórias, seja só ou com companhia, não é?
Nada de se perder em mapas e tutoriais de internet, de ter que ficar perguntando direções e dicas para pessoas que não estão dedicadas ao sucesso da sua viagem.
Com guias de ecoturismo profissionais e experientes, a Rasta House Ecotur te leva para experienciar momentos fantásticos, direto nos melhores pontos.
Por fim, ressaltamos que estamos na cidade de Chapada dos Guimarães, e realizamos passeios por todo o Estado do Mato Grosso há pelo menos 7 anos.
Se você quiser saber mais sobre como os nossos pacotes funcionam, entre em contato e monte o seu tour.